segunda-feira, 6 de junho de 2016

O Linho

O Linho é uma planta herbácea, que pertence à familia das Lináceas. Não existe data exata, sobre quando a fibra de linho começou a ser tecida, mas existem registos que comprovam o seu cultivo desde 2500 anos a.C. pelos Egipcios e é do talo da planta do linho, que se  extraem as fibras longas, que produzem o fio para a fabricação de tecidos. 
As principais características do Linho, são a sensação de frescura devido à boa recuperação de humidade, não acumula eletricidade estática, tem uma textura suave e é cem por cento natural.

Vamos às curiosidades:

Sabia que a planta do Linho, demora cem dias para crescer? 
E sabia  que a flor do linho, pode ser branca ou azul, e que o linho obtido da planta azul, produz a melhor fibra?
E sabia que os Egípcios utilizavam os tecidos de Linho, para envolver as múmias?

No que diz respeito à sustentabilidade, o Linho é o tecido mais ecológico que existe. Pesquisas internacionais, comprovam que o mesmo é sete vezes mais ecológico que o algodão. É necessário muito pouco fertilizante químico no cultivo da planta do linho. Durante o processo de produção, praticamente tudo é utilizado, desde a palha que envolve a fibra, até à semente utilizada na alimentação, cosméticos,tintas, etc. O cultivo é renovável, não esgotando  as riquezas naturais da terra.
Hoje, o Linho é utilizado em conjunto com outros materiais, especialmente com o algodão, o que fornece uma riqueza a toda e qualquer peça que dali resulte, sendo fibras naturais, têm evidentemente um preço mais alto. 


Peça disponível na n/loja on line

Sem comentários:

Enviar um comentário